Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

11 de abril de 2010

APÓSTOLO, QUEM O É?

Neste estudo, tecemos considerações sobre a avalanche de apóstolos que tem surgido, de uns tempos para cá, principalmente no Brasil.
A palavra apóstolo, conforme colocada no Novo Testamento refere-se e está circunscrita “aos doze iniciais do ministério de Jesus, e a Matias que preencheu a lacuna de Judas Iscariotes, e a Saulo um vaso escolhido, como apóstolo dos gentios.
O significado bíblico para apóstolo é o mesmo que se dá à palavra vaso que evoca: recipiente, continente, depositário; combinando com o sentido de deputado, enviado, embaixador.
O projeto e propósito de Jesus para este Seu colégio apostólico, era o lançar por meio do mesmo, os fundamentos da Sua igreja emergente; a partir de Pentecostes.
Veja-se o primeiro discurso de apresentação pública da igreja em Atos 2: 14.
A partir daí a igreja principia, estabelece-se em várias localidades, começa a organizar-se, aumentando assim o número de discípulos sem que necessariamente aumentasse o número de apóstolos. Está bem dito e subentendido , Atos 6: 1 a 7.
Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, que entre o povo fazia prodígios e grandes sinais, tendo visto os céus abertos e o filho do Homem à direita de Deus, com todo este riquíssimo currículo, mesmo assim é tido como simples diácono.
Quando o Senhor Jesus, ressurrecto, apareceu aos discípulos junto ao mar Tibe- ríades, disse três vezes a Pedro: “APASCENTA AS MINHAS OVELHAS”.
Ora, apascentar é pastorear, e quem pastoreia é Pastor. Tanto a ordem como o título, foi dado pelo Senhor, que de si mesmo disse: “Eu sou o bom Pastor”.
Depreendemos, pois então, que há dois momentos na história da igreja:
- o lançamento do fundamento evangelístico pelos apóstolos (e a partir daí:)
- a implantação de igrejas sob a direção de pastores e bispos.
POSTULADO MÁXIMO: Jesus foi Pastor e Bispo, jamais foi apóstolo. I Pe 2: 25
E o inquestionável Apóstolo Paulo, disse-nos: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” I Co 11: 1. Assim sendo, quis ele também dizer: “na igreja sejamos como Jesus o é, simplesmente Pastores e Bispos.” O texto Hebreus 3:1 dá para a palavra Apóstolo, referindo-se a Jesus, o sentido de “sacrificado”; e para Sumo Sacerdote, o sentido de “sacrificador”. Ou seja: Aquele que auto-sacrificou-se. Paulo de Tarso, um dos verdadeiros e genuínos, dá o perfil de Apóstolo em Aos Filipenses 1: 12 a 21.
Quem, dos “apóstolos” de hoje, passou pelo que “Eles” passaram??
Portanto, a nosso ver, e a lógica analítica nos leva a concluir que o título de apóstolo, que hoje em dia muitos tem adotado, ou recebido como uma honraria, é uma apropriação indevida de um título, ou caso pior, uma dispensável vaidade.
Se admitirmos que há validade em nomear-se apóstolos, por justiça teremos que admitir que há validade na sucessão papal pela herança apostólica de Pedro.
Temos analisado o currículo dos muitos apóstolos dos nossos dias.
Alguns poucos são doutores, mestres, e phd em divindade; a maioria é bacharel em teologia; e outros nenhuma licenciatura acadêmica possuem; porém, nenhum vimos ou dele sabemos, que tenham lançado os fundamentos do Evangelho de Jesus Cristo nos moldes de Paulo de Tarso conforme I Co 3: 10 ; e tampouco se qualifica e se legitima apóstolo conforme II Co 12:12.
Temos visto sim, o lançamento de igrejas (a cada dia surge uma nova), de doutrinas,
de dogmas, de costumes e de interpretações teológicas várias, que muito ficam devendo à verdade quando confrontadas com a Verdade. Sim, porque cada uma tem a sua verdade, que não se sustenta diante da verdadeira “Verdade”.
Será que essas igrejas que tem como seu dirigente maior um “apóstolo”, quando este morrer farão; à semelhança da igreja católica; um conclave para eleger um “apóstolo sucessor”? Eis aqui um precedente, que colocará a igreja evangélica a um passo do ecumenismo.
Os doutores, mestres e phds em divindade já se deram conta desse risco?
Duvido que sim.
Só Jesus Cristo tem sido o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13: 8.
Seus apóstolos não.
Hoje, eles, os apóstolos modernos ganharam e ganham bastante ($) ouro e prata, mas onde está aquela “força” que estava em Pedro e, assim disse em nome da Igreja ?”: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” Atos 3:6
Na realidade, hoje, o título dado a dirigentes de igrejas: ‘apóstolo’ é muito mais uma designação funcional, e muito menos uma distinção espiritual. Objetiva-se antes que tudo, dar um destaque à sua igreja, uma importância maior, um status ou projeção social. Sinal dos tempos, inversão de valores, em que a função excede a qualificação.
É a mesma problemática de ser e estar: estão apóstolos, não são apóstolos.
Que se dirá, pois a respeito do que o Espírito diz às igrejas em Apocalipse 2:2, onde se lê?: “Eu sei das tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus, e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achastes mentirosos.” Isso quer dizer: que qualquer outro apóstolo que surgisse na igreja, além daqueles que foram instituídos por Jesus, seriam falsos e mentirosos.
Isto se confirma pelo texto, também, em Apocalipse , capítulo 21, verso 14:
“E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.”
Assim sendo fica patente, que os doze apóstolos são os “fundamentos”, a base, o alicerce, da igreja e que nenhum outro alicerce pode ser acrescentado ao já posto. Não é assim, que acontece com a construção de qualquer edificação: os andares podem ser muitos, mas a base, o alicerce, apenas um.
Que a Paz, o Amor, a Graça, do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e sobretudo a Sua Misericórdia, venha sobre nós.






Por Paulo Rogério
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.