Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

17 de abril de 2010

Religião X Drogas



 Olá, o assunto que abordarei é sem dúvida nenhuma um tanto polêmico, falarei da semelhança que existe entre a religião e as drogas, dos danos que ambas podem causar ao indivíduo, seus efeitos e consequências.
   Sei que o que eu disser pode mexer e até ferir dogmas, costumes e tradições, mas é a realidade, e que cada um examine-se e tire suas próprias conclusões.
   Como  cristã, evangélica afirmo que o termo "Cristão Evangélico" se aplica ao evangelho genuíno de Cristo e não religião.
   Da mesma forma que igreja é a união de todos que creem no evangelho e na redenção de Cristo, significa assembléia, chamados para fora, separados.
   Igreja física é o local onde essa reunião acontece, onde o foco principal seria ensinar os valores (palavra) do reino de Deus, as Boas Novas, a Salvacão do homem através de Jesus Cristo, é o culto racional e é óbvio, com raciocínio, onde nos dias de hoje esse padrão é completamente adverso, o que domina é o excesso de emocionalismo, a busca incessante pelo êxtase e o sobrenatural num caldeirão religioso cheio de doutrinas e sacrifícios anti bíblicos.
  Religião significa prestar culto de adoração, mesmo A.C. a religião já existia, o homem sempre cultuou imagens e deuses de todas as formas, negando completamente a existência do Deus único e verdadeiro.
  No passado os homens mudaram a glória de Deus, transformaram a verdade de Deus em mentira (Rom 2-16,32),e hoje não é diferente, transformaram toda a Glória de Deus em "religião", em fanatismo, fazendo do homem um ser alienado e sem respostas.
  Existem milhares de religiões e seitas espalhadas pelo mundo cada uma com suas doutrinas e sincretismos, tentando serem úteis ao homem a ajudar a enfrentar problemas, mas negam a Deus com suas obras mortas, muitas até tem seus valores, méritos, cuidados e bondade para com o próximo, menos a verdade, são "cegos guiando cegos".
   Por isso é que falarei sobre Religião x Drogas num breve comentário, qual a relação entre as duas?
   Isso realmente não é nenhuma descoberta nova, no século XlX o Filósofo Alemão Karl Marx, um dos pais do socialismo/comunismo disse numa de suas obras em 1844 "A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO".
   O ópio é uma substância que tem efeito narcótico, entorpecente e é utilizada na medicina por conter morfina, analgésico e sonífero, substãncias usadas para inibir a dor e como droga causa dependência química (vício).
   Na Europa, o povo era espezinhado pela Burguesia e ao chamar a religião de ópio do povo Marx queria dizer que a religião aliviava a dor do povo, mas ao mesmo tempo roubava a percepção da realidade tirando lhes a vontade de mudar, pois o capitalismo burguês cada vez mais extraía lucros com o trabalho árduo do povo. (mais informações no google)
   Sabemos que no passado desde os primeiros séculos na história das igrejas houve transformações, a própria bíblia relata isso em Apoc 2 e 3 onde a Religião e paganismo invadiu o cristianismo e isso perpetua até os dias de hoje, houve a reforma religiosa, a contra reforma, surgiu o espiritismo etc...e a crise religiosa sempre vai existir.
   Hoje, nós sentimos uma pressão da sociedade onde o maior objetivo é a felicidade.
   As aflições naturais que Jesus disse que teríamos (João 16,33) passam a serem vistas como situações a serem eliminadas a qualquer custo onde na verdade fazem parte da vida do homem natural.
   Houve uma união entre a Religião e o mundo (capitalismo) onde as pessas enxergam um modelo de felicidade ligada ao sentimentalismo, ao sobrenatural e ao consumismo, e as religiões em grande parte oferecem isto.
   Da mesma forma que as drogas modificam o que sentimos, a Religião também.
   As Drogas oferecem um poder de transformação, que torna se um grande atrativo, a Religião também.
   As mesmas relações que os dependentes químicos estabelecem com as drogas, os religiosos estabelecem com suas religiões.
   Os dependentes químicos vivem a margem da sociedade onde muitas pessoas boas tornam se drogados e destroem famílias inteiras por causa das drogas.
  Já os religiosos tem aparência de piedade para a sociedade, mas na verdade as piores pessoas do mundo são ou já foram religiosas e também destroem lares inteiros  fazendo loucuras em nome da religião.
  Até um ateu é um religioso fanático ao contrário, nega a Deus mas também busca soluções que nunca encontrará.
  O ópio comparado a religião foi citada como uma droga específica, com uma finalidade e um efeito específico, era a droga da época para a situação da época.
  Então, cada droga tem o seu efeito, da mesma forma que cada Religião também.
  Existem drogas com efeitos quase que imperceptíveis, mas viciam, e aquelas que causam destruição total.
  Na religião existem aquelas que quase não se ouvem falar, vivem secretamente com seus usuários sustentando seus vícios que parecem até benéficos, conduz a dependência parcial, mas leva a morte (morte espiritual).
  Existem as drogas mais pesadas como por ex: a cocaína, o crack que eliminam completamente o uso da razão causando danos irreversíveis ao indivíduo físico, psicológico e moral, faz a pessoa perder tudo que tem pessol e materialmente falando ex; dinheiro, bens, dignidade, respeito e família, conduz a dependência total até a morte.
  A religião também, ainda que a religião pode ser mais perniciosa para o homem do que todas as drogas juntas, pois leva a morte ETERNA.
 
  DEPENDENCIA- é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (frequentemente)para obter prazer, na religião também existe esse impulso.
  As pessoas usam as drogas como fuga da realidade, para aliviar as tensões, ansiedades, medos, sensações desagradáveis etc...
  Na religião também, já viram aqueles folhetinhos dizendo: se vc tem depressão, insônia, dores de cabeça, problemas com isto, aquilo etc...etc...etc...
  O dependemte químico vive preso num mundo sem perspectiva de mudanças.
  O dependente religioso vive preso num mundo onde existe uma promessa de mudanças que nunca acontece.
  Existe a dependência física e a psicológica em ambos os casos, na dependência psicológica há um estado de desconforto quando uma pessoa nescessita de uma droga, os sintomas mais comus são ansiedade sensação de vazio, dificuldade de concentração que varia de pessoa para pessoa onde há oscilação de emoções, o seu uso é que determina o seu estado emocional.
  Na religião também é assim, as pessoas sentindo se vazias, procuram se encher de emoções, que normalmente acaba ao sair de determinada reuniáo, e as vezes só dura até o dia seguinte, pois vão cantar, dançar, aplaudir , entram alegres e saem exaustas, também oscilam, pois a dose de promessas que recebem é que vai determinar o estado espiritual.
 A dependência física caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando o indivíduo para de tomar a droga ou diminui bruscamente o seu uso: é a síndrome de abstinência. A abstinência pode ocasionar desde um simples tremor nas mãos a náuseas, vômitos e até um quadro de abstinência mais grave  com risco de morte, em alguns casos.
  Na religião também, costumam associar qualquer tipo de problema físico com o fato da pessoa deixar de frequentar reuniões ou afastar-se totalmente, com ameaças do tipo se não voltar, como castigo divino ficará doente ou poderá morrer (persuasão).
   As DROGAS, RELIGIÃO e seus efeitos:
   Diminuem a atividade mental, tira o raciocínio, prouzem distorção, percepção deformada de sons e imagens(visões e vozes).
  Inibe a fome, o sono, traz problemas com tempo e espaço.
  Outras aumentam a atividade mental, causam euforia, alegria, risos incessantes, faz a pessoa falar em demasia e dá uma grande sensação de poder.
  Perceberam a semelhança?
  E tem mais, existe a droga que leva ao prazer total ex: ecstase dando sensação de bem estar, leveza e plenitude.
  Já viram isso em alguma religião? Aquelas onde tudo é paz e amor, tudo é lindo, o mundo é sempre brilhante, intenso(é maldição falar o contrário).
  Outras em busca do prazer total ensinam que para ter o espírito divino é nescessário chegar ao clímax, ao apogeu, a pessoa tem que sentir..me perdoe o termo que usarei, um orgasmo santo, pois é, eu disse no início que mexeria com costumes e tradições.
  Mas o Apóstolo Paulo Já alertava que essas coisas aconteceriam I Tim 4:1,5 - II Tim 3:1,9 e II Tim 4: 1,5.
  Tudo isto como ondas do mar sacode a Igreja de Cristo, temos que separar religião de Igreja e Cristianismo, foi pra isto que cristo veio.
 Por falta de ensino existe uma recusa em aceitar as promessas de uma vida extraterrena onde todos seremos iguais (pois isso é Loucura ainda mais no século XXI).
  Mas há cura para tudo isso, e isso é a única diferença entre as duas coisas, Religião e drogas.
  No tratamento das drogas o dependente tenta se curar de várias formas, hoje existe até medicamentos para inibir a ação das drogas, e também é preciso que o dependente reconheça o vício, e fique em alerta até o fim da vida para não ter recaída pois existe essa hipótese, a não ser que o indivíduo nasça de novo e nunca seja dependente, coisa impossível ao homem.
  Já na religião existe a possibilidade da pessoa ser curada de toda religiosidade e todos os enganos, pois existe o novo nascimento que só é possível para Deus (João 3:1,16) pois somente o novo nascimento é que traz a cura totalpois passamos a ser uma nova criação II Cor 5:17.
 Quando alguém lhe oferecer alguma droga dentro da religião, Jesus em sua Palavra mostra o remédio para não errarmos, pois quem nasce de novo já é gerado em Cristo I Pe 1:23 - "sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre".
 Não pode haver recaída.
 Jesus disse que teriamos aflições, mas que jamais seriamos "malditos" ALELUIA!







Por Marinete Saraiva
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

3 comentários:

  1. Estava fazendo uma pesquisa sobre jovens, drogas e religião, achei este estudo, muito bom mesmo, parabéns, tem estudos sobre casamento ou relacionamento conjugal?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, estava lendo atentamente este artigo, não tinha lido ainda, olha, isso é uma realidade as pessoas realmente estão dominadas pela religião, é como se fossem zumbis, verdadeiros mortos vivos sem entendimento algum e sem perspectiva de salvação, pena que assim como os drogados não aceitam a realidade os religiosos também não aceitam, o entendimento realmente é para poucos.

    ResponderExcluir
  3. MANIPULADORES DA FÉ
    PARA OS REPRESENTANTES DA FÉ QUE SE ACHAM DIGNÍSSIMOS E CONTINUAM A SUBESTIMAR A INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS.O QUÊ MAIS SE VÊ NESSE PAÍS É PESSOAS QUE SUCUMBEM SUA ESPERANÇA E ENTRANDO EM ESTADO DE GRANDE FRUSTRAÇÃO DE NÃO PODER CONQUISTAR TUDO QUE OS MANIPULADORES DA FÉ ALIMENTAM SUA ALMA A BUSCAR .HOJE É A TARDE DA BENÇÃO VENHA CONQUISTAR O MUNDO .É EVIDENTE QUE AS PESSOAS CONTINUAM SEGUINDO PENSAMENTOS E E AS CONVENIÊNCIAS DE FALSOS PROFETAS .MUITOS ESTÃO SE PAVIMENTANDO EM ALICERCES PODRES QUE IRÃO SE RUIR NA MISÉRIA DE SEUS SENTIDOS PARA QUEM SE ACHA SABIDO DEMAIS E CONTINUA SE FUNDAMENTAR EM TANTAS MENTIRAS UMA HORA VAI TUDO MORRO A BAIXO HEIN! OS 3 NEURÔNIO DA SUA CABEÇA VÃO DIZER UÉ QUE ACONTECEU FOMOS FEITO DE BOBOS .CONHEÇA A VERDADE É A VERDADE VOS LIBERTARA SE O FILHO VOS LIBERTAR VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRE.

    ResponderExcluir

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.