Porque muitas pessoas não gostam de ouvir a verdade?
Aprendi num dia desses, que se existe uma mentira, é porque também existe uma verdade, e que certo ou errado são apenas “ponto de vista”, vivemos em tempo de mudança, e essa mudança tem nome, entendimento da palavra de DEUS, da verdade, para algumas pessoas essas coisas ainda são uma grande loucura, pois muitas mentiras que aprenderam durante quase toda vida soou como verdade.
É mas a própria Bíblia já nos mostra que em todo o universo existem duas forças agindo, a divina, representada no livro de Gênesis pela Árvore da Vida (verdade) e a satânica, representada no mesmo livro pela árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (mentira).
Numa representação destas duas forças, por exemplo, no livro de Apocalipse também encontramos duas cidades: a grande Babilônia e a Nova Jerusalém.
Podemos dizer que Babilônia é o fruto amadurecido da árvore do Bem e do Mal, (mentira) e a Nova Jerusalém é o fruto amadurecido da Árvore da Vida,(verdade).
O homem pode ser guiado pela sabedoria desejável da árvore do Bem e do Mal e ser destruído pelo engano como Babilônia, ou ser guiado pela sabedoria perfeita que provém da Árvore da Vida e através da verdade alcançar uma nova Pátria, Jerusalém Celestial, não há uma terceira opção. O que vai definir nossa condição é a árvore que iremos escolher para ser nossa fonte de vida. Ou se come a verdade, ou se come a mentira.
A mentira do diabo se espalhou desde o início pelos quatro cantos da terra, o mundo jaz no maligno, milhares de pessoas se unem para financiar e oferecer a mentira. Em qualquer lugar que você imaginar em levar a verdade pode ter certeza, a mentira já chegou !
Para esconder uma verdade usam-se muitas mentiras. Muitos pastores mentem quando pregam.
Contam fábulas que não existem, levam todos a acreditar na sua mentira transformando a em uma falsa verdade.
A MENTIRA transforma o VILÃO em VÍTIMA. E ainda ajuntam aliados para espalhar a mentira como se fosse verdade. E muitos acabam acreditando que realmente aquela mentira é a verdade.
Quando Deus julgou a serpente, ele a condenou a rastejar sobre o pó da terra todos os dias da sua vida. E esta é a natureza terrena do homem, em sua representação. Tudo que é proveniente da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal é terreno e corrompe os sentidos.
Certa vez Jesus disse: “pelos seus frutos o conhecereis”. Basta olharmos para nós, para as atitudes, ações e decisões que tomamos no nosso dia a dia principalmente em relação ao que ouvimos veremos uma figura distinta das duas árvores e seus frutos. Definitivamente, somos o que comemos. Isso vale para nosso corpo, e com certeza podemos fazer a mesma analogia para a nossa alma e assim alimentar o nosso Espírito.
Quais são os valores que guiam a vida do cristão hoje, o que lhe é mais importante satisfazer, a carne com uma mentira ou o espírito com uma verdade?
O Apóstolo Paulo disse certa vez que a letra mata e o Espírito vivifica.
O que é letra? É apenas conhecimento bíblico, que fica guardado na mente mas nunca se manifesta.
A vida está no verbo, que é Cristo Além de buscar o verbo, precisamos extrair a vida que está nele crendo, sem hipocrisia. Os fariseus da época de Jesus conheciam a palavra de Deus, mas só na letra, pois eles não cumpriam, chegou ao ponto de Jesus dizer para as pessoas fazerem o que eles diziam mas não fazerem o que eles faziam. Mat 23,3.
Isso significa que a sabedoria terrena, representada pela serpente que come terra, é diabólica porque a origem desta natureza vem de Satanás que é o pai da mentira.
Jesus Cristo é a verdade que se manifesta através dos seus princípios que é a sua palavra. Se sempre obedecermos seus princípios, sempre estaremos na verdade e nunca morreremos. Mas se conhecemos os seus princípios e os desobedecemos, então a mentira se manifesta e morreremos. Satanás conhecia a Deus e seus princípios, mas foi desobediente. Isso foi o suficiente para que a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal ficasse a disposição do homem.
Usou a sabedoria diabólica para enganar, Tiago 3:14-15 e ainda hoje ele oferece este fruto, mentindo contra a verdade.
Certa vez Jesus disse a uma figueira: “nunca mais se coma fruto de ti”. Quando você crê e pratica a verdade é como se Deus dissesse: “nunca mais se coma fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Deus é incorruptível, por isso se cremos e obedecemos vivemos em Cristo, e permanecemos vivos por toda a eternidade.
Em Romanos 1,23 diz que o homem mudou a glória do Deus incorruptível pela de homem corruptível e de animais, ele estava dizendo que:
O homem deixou de pensar nas coisas lá do alto para pensar nas coisas que são da terra Colossenses 3,2.
O homem deixou de servir a Deus para servir aquele que rasteja sobre a terra.
O homem deixou de servir a Deus para servir a Satanás .
O homem deixou de lado a sabedoria que é do alto para viver pelo conhecimento terreno. A garantia da nossa vida eterna com Deus, só se mantém quando estou na verdade.
Até hoje, os homens se dividem em grupos:.
O grupo dos que investem na MENTIRA , o grupo dos que acreditam na mentira, e o grupo dos que praticam a mentira; Mas sempre se levantará um grupo de pessoas para dizer a verdade (ALELUIA!) Eles começaram a pregar a verdade em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra “JESUS ESTÁ VIVO!!” Sempre que a verdade chega a algum lugar, a mentira já está lá há muito tempo, porém quando a verdade de Deus chega, ela destrói a MENTIRA DO DIABO.
Há um momento de parar e recuar, ter capacidade de ouvir a verdade!
Temos muito a pensar a partir disso tudo, a mentira precisa perder e não ganhar força.
A única coisa que pode destruir a mentira do diabo é a verdade, contida em Cristo .
E isto está na palavra que ouvimos e anunciamos, é a palavra que nos alimenta, e que alimenta a muitos, a palavra é Jesus e Jesus é o pão que desceu do céu, para que o que dele comer não morra João 6:50
Que permanecamos sempre no Espírito e em Cristo.
De MARINETE SARAIVA
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha
Graça e paz,
ResponderExcluirEstou com uma dúvida sobre a mentira, sei que a bíblia é enfática quanto à reprovação da mentira.
Mas como encarar na prática cotidiana isto ? Será que existem tipos de mentira, ou um conceito diferente ?
Exemplo, se caso eu fale para minha filha pequena que comer cenoura faz o cabelo crescer, pra incentivá-la à comer cenoura, isto é uma mentira, mas é errado a ponto de condenação bíblica ?
Ou se caso eu estivesse morando na Alemanha na época do Nazismo, e de repente duas crianças judias correndo se escondem em minha casa, ai vem os nazistas e perguntam se eu vi as duas crianças e digo que não, é mentira pois eles estão dentro da minha casa, só que se eu falar a verdade eles serão mortos pelo Terceiro Reich.
Ou mais absurdamente, se alguém te obriga a falar uma mentira com uma arma no ouvido,,,como é postulado isso perante o Senhor Deus, ? pois eu contei uma mentira...
Obrigado pela atenção, fique na paz...