Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

25 de junho de 2010

Verdade X Mentira (Parte II)



Qualquer pessoa racional percebe que há alguma coisa errada com o homem.

Como também os religiosos, os filósofos os psicólogos e os sociólogos, todos admitem este erro que impede o seu ajustamento perfeito.
A Bíblia chama esse erro, esse desvio, de pecado, mentira, engano, iniqüidade, enfim tudo em contraste com Deus que é  verdadeiro.
Que é a verdade?
Essa é uma pergunta que soa á milhares de anos aos ouvidos da humanidade. 
Filósofos gregos já debatiam esta questão na antiguidade com teorias de verdade, onde há perguntas que se faz até hoje com respostas enganadoras.
Mas todas as dúvidas foram perfeitamente refletidas numa questão, num diálogo entre Pilatos e Jesus “Disse-lhe pois Pilatos: Logo Tu és Rei? Jesus respondeu :Tu dizes que eu sou Rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade.Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: QUE É A VERDADE?”(João 18:37,38) uma pergunta perturbadora onde a resposta seria mais perturbadora ainda, durante muito tempo acreditei que entendia. Calma! Assim como eu muitos de vocês também tem certas dúvidas, ou tinham, isso é normal, mas não tenham medo, leiam, pensem, opinem, mas entendam em nome de Jesus.
Será que Pilatos ficou sem resposta? Pelo texto podemos dizer que sim, mas  Jesus deixaria alguém sem respostas? Não, ele nunca deixou ninguém sem respostas, Jesus assumiu o título de Rei, não no sentido de conquista de poder ou para exercer o domínio sobre os outros, mas para mostrar que se tratava do cumprimento duma missão, a de doar a própria vida pela humanidade.
  De fato, tudo isso aconteceu diante de Pilatos, o representante da soberania do Império Romano, Jesus rejeitou todo o poder  político e terreno “o meu Reino não é deste mundo" (18,36), a verdade da sua origem estava e está em Deus com a finalidade de oferecer Libertação e Salvação eterna para toda a humanidade.
  Entre Jesus, e Pilatos, a distância era imensa. Jesus desempenhou a sua missão de revelar a soberania divina, como "testemunha da verdade” que é a palavra, enquanto que Pilatos, estava preso a  princípios de ordem e poder político, ao perguntar ”que é a verdade?”ele mostrou que seu modo de entender a questão da verdade estava  numa dimensão muito diferente.
  Diante disso, o silêncio de Jesus assumiu essa dimensão, toda a sua vida  e seus ensinamentos são a resposta mais perfeita a esta pergunta. Pilatos realmente não estava interessado na resposta, tanto que  mudou de assunto, ele percebeu que as acusações feitas a Jesus não eram verdadeiras, embora para osseus acusadores fossem.
   Mesmo certo de que não havia crime nenhum em Jesus preferiu ficar com a “verdade” contida no ódio daqueles que o acusavam, porque para ele a ordem era mais importante do que a “Verdade” contida em Jesus, pois a verdade de que Pilatos um Juiz Romano falava era Jurídica, ele usou a “arte do bem falar” típica de um jurísta (retórica) para interpretar os fatos pois era a função dele ali num código ético onde o padrão de evidência que é aplicado restringe a perguntas diretas onde a verdade em julgamento é revelada com mais facilidade.
  Jesus se calou porque essa verdade terrena não interessava,  já que sua condenação e morte eram nescessárias para cumprir as escrituras.......e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca”, Is 53:7 percebem por que ele não respondeu?   
  Também se respondesse Jesus o afrontaria pois a resposta teria que ser “Eu sou o caminho, a verdade e a vida......”, pois foi assim que ele se revelou aos discípulos em Jo 14,6 onde une Pai e Filho na realização do plano de salvação.
  Pilatos teria que entender no Espírito, e para isso teria que ouvir e ouvir a palavra, ainda mais que era Romano e não conhecia as profecias a respeito de Jesus, (“Porventura sou eu Judeu? A tua Nação e os principais sacerdotes entregaram te a mim” Jo 18:35) bem diferente do que Jesus falava para os Judeus que conheceram e não entenderam.
  Um exemplo disso está em Jo 6:51,62 “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”. 
  JO 6:52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a sua carne a comer? .........   JO 6:55 ” Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.” 
  JO 6:56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.............
  JO 6:60 M.uitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? 
  JO 6:61 Mas, sabendo Jesus em si mesmo que murmuravam disto os seus discípulos, disse-lhes: Isto vos escandaliza? 
  Os Judeus escandalizaram-se porque eles não poderiam comer a carne de um indivíduo ou muito menos beber o sangue, mas eles conheciam as profecias e deveriam entender no Espírito as palavras de Jesus diferentemente de Pilatos, só que eles eram completamente carnais e não compreenderam.
  A verdade que revela a identidade de Jesus quando perguntamos que é a verdade? Exige do homem entendimento, coragem e compromisso pois pode fazer desmoronar muitas outras “Mentiras” que soaram como verdade e foram construidas por parte de muitos que se dizem seguidores de Cristo para alcançar poder e domínio sobre as pessoas.
  Algumas vezes atribuimos a verdade a coisas materiais, como quando por ex: dizemos "isso é ouro verdadeiro", há diferença entre o uso do " verdadeiro" nas coisas que dizemos, pensamos, ou cremos. 
  Ouro falso não é ouro, é um metal que parece ouro, mas não é.
  O ouro verdadeiro é um metal que não apenas parece ouro, mas é ouro. Nesse caso, "verdadeiro" é sinônimo de "genuíno", é mesma coisa com a palavra de Deus contida nas escrituras.
  A sua palavra é a verdade e pronto, é genuína, Muitas pessoas consideram a verdade incerta porque ela é adulterada, falsificada, manipulada por pensamentos humanos.
  Jesus fala sobre a verdade como algo exato  sem a vaga possibilidade de ser ou não ser, ele afirmou que é: “a tua palavra é a verdade” Jo 17:17,  independente de nós concordarmos ou não; ou aceitamos ou rejeitamos, temos livre arbítio para escolher apenas não podemos muda-la doa a quem doer.
   Muitas pessoas acreditam que os fundamentos daquilo que julgam serem corretos ou verdadeiros (costumes), são os mesmos fundamentos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua verdade absoluta.
  Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. A nossa libertação para um relacionamento perfeito com Deus só pode existir quando estamos na Verdade: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.Jo 8:32
   A missão de Jesus foi consumada na Cruz como verdade genuína, definitiva e esta verdade permanecrá disponível ao homem para definir a sua eternidade e ajustar o erro provocado pelo pecado, pela mentira tanto para Judeus como gentios, ou seja, muitos Pilatos, Joãos, Pedros,  Marias etc...pois quem “conhecer a verdade a verdade o libertará”  e  “Quem é da verdade saberá oportunamente escutar a sua vóz” Jo 18:37.


Por Marinete Saraiva
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.