Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

24 de novembro de 2010

A importância de conhecer e ler a Bíblia adequadamente

Venho a tempos analizando a reação das pessoas quando o assunto é Bíblia, normalmente são poucos os que lêem, alguns conhecem apenas o que lê em um determinado culto ou reunião repetindo aquilo que ouviu de homens que transformam a Bíblia em livro de “auto ajuda”, e quando mencionamos em ler, estudar ou conhecer a Bíblia as pessoas ignoram e dizem: “é difícil, é muito complicada, tem que ser revelada”, outros
dizem: “É, se lermos corremos o risco de ficarmos bitolados, a letra mata”, ou, “eu li, e não entendi, tem muitas citações”. Olha, da mesma forma que lemos um livro com dedicação, e entendemos, com a bíblia não é diferente, não existe misticismo, não existe uma regra para ler a Bíblia, por ex: ler a Bíblia em 1 ano, quem já não fez, ou pelo menos tentou fazer isso um dia?
A Bíblia é uma pérola literária com uma diferença unica, há uma verdade contida nela, que liberta o homem de toda dúvida e religiosidade se ele crer, é Deus falando através de “homens inspirados pelo Espírito Santo” 2 Pedro 1:21. E para nossa surpresa, não é a Bíblia que está cheia de citações comuns de nossa linguagem cotidiana, e sim a nossa linguagem cotidiana que está cheia de citações da Bíblia. Dificilmente passamos um dia sequer sem conciente ou inconscientemente citar a Bíblia. Consciente quando falamos com entendimento,
inconcientemente quando falamos sem conhecer ou a deturpamos criando se até heresias. São “as más conversações corrompendo os bons costumes”, 1 Cor 15:33 em outras palavras as más companhias religiosas” corrompendo a boa moral, ou corrompendo os princípios de Deus, e aí quando encaram a verdade de frente acabam não suportando a sã doutrina. No nosso dia a dia até empregamos frases que estão contidas nas Sagradas Escrituras, os famosos ditos populares.

Ex: “Há tempo para tudo”...ECL 3,1.
“Aquilo que é torto, não se pode endireitar”...ECL 1,15.
“Olho por olho, dente por dente”....Mat 5,38.
“Vai ter com a formiga, o preguiçoso”....Pv 6,6.
E mais,... “Quem planta colhe”... “ Que a mão esquerda não saiba o que a direita fez”... “Dai a Cezar, o que é de Cezar”... “Sou como Tomé, tenho que ver para crer”... “O beijo de Judas”...“A Cruz que eu carrego”... “Estou indo pro Calvário”... “A menina dos olhos”...etc, enfim são muitos os termos que se usam , que bom seria se todos entendessem o que falam. As vezes fico impressionada quando ouço homens bem formados, mas, corruptos de entendimento escorando-se em historinhas (fábulas velhas, doutrinas, filosofias, vãs sutilezas) querendo enredar homens, transformando os em presas suas Col 2:8, e usam seus testemunhos pessoais, contam casos e casos para dar veracidade e causar boa impressão em suas pregações, quando o testemunho que temos que dar é o de Jesus, e a Bíblia diz que as coisas velhas se passaram, tudo se
fez novo, o nosso passado não interessa, nós nascemos de novo. A Bíblia, ela nos trás a certeza de todas as coisas, ela confirma até o que a própria ciência relata, com uma vantagem, não muda o seu conteúdo ainda que muitos tentem adulterá-la, então não podemos despreza-la como algo absoleto ou demodê.
Na Bíblia contém palavras sábias que nos transmitem conselhos extraordinários para serem aplicados tanto em nossa vida diária, como em nossa vida Cristã são as verdades existentes na palavra de Deus, na qual citei no texto anterior, são os princípios de Deus, para vivermos neles. Outro dia até me perguntaram se tinhamos algum estudo “Bíblico” sobre casamento, fiquei pensativa quanto á resposta pois realmente a Bíblia não nos á uma fórmula pronta para resolver isso ou aquilo, a Bíblia trata de um único assunto, a salvação do homem, as atavés dos princípios de Deus contidos nas escrituras podemos nos apoiar, para termos atitudes melhores.
E já que na atual conjuntura, o casamento e a família estão se desintegrando pelo simples fato de querermos
satisfazer nossos interesses pessoais, vejamos o que a Bíblia nos diz. A pior solução é querer apontar culpados. E é aqui que entra algo lindo contido na bíblia que nos faz entender certas situações. Comecei a caminhar pela Bíblia e ler os exemplos, conselhos que normalmente são dados, quando trata se de uma pessoa solteira comparam se com a história de Isaque e Rebeca, afirmando que Deus é quem prepara um(a) esposo(a), pois bem se lermos veremos que aquele casal perfeito arranjado por Deus, tiveram problemas, uma comunicação falha e mentirosa por parte da “Esposa perfeita” os filhos de Isaque, Esaú e Jacó, afastaran-se dos princípios de Deus, perderam a referência.
Aí caminhei mais um pouco até o relacionamento de Jacó, a resposta foi tocante, ainda mais quando dizem que tem que perseverar como Jacó, neste caso teríamos que trocar de conjugê, veja bem, Jacó conheceu Raquel e Lea, duas irmãs filhas de Labão. Raquel, a mulher linda, sensível, e Lea, que literalmente
significa cansaço, a irmã de "olho tenro", era facilmente dada às lágrimas e emocionalmente vulnerável características existentes em nosso cônjuge e até em nós mesmo, Lea, talvez por ser chorona, enfraquecida pela ansiedade representa nosso conflito, mas no fundo era a esposa forte penso eu.
Então o que podemos aprender com o drama de Jacó? Podemos perfeitamente nos compararmos com Raquel e Lea juntas, somos uma mistura de serenidade e tensão. Temos instintos passivos e temos instintos egoístas também, é o Fruto do Espírito x as obras da carne, é a luz lutando contra a escuridão.
E esse drama que ocorreu no casamento de Jacó, ocorre em todo casamento. Antes de se casar, você pensa que está desposando Raquel, a mulher dos seus sonhos. Na realidade, você vai descobrir que casou-se com Lea, uma pessoa que também tem conflitos não resolvidos. E é exatamente a personalidade de Lea que nos desafia, porque são as falhas e imperfeições de nosso cônjuge ou até mesmo de outra pessoa que permitem que cresçamos, mas como já disse: não existem fórmulas, apenas exemplos de problemas que podemos superar e isso tudo mostrados por Deus.
Agora, caminhando mais um pouquinho achei, porque não dizer, um belo romance contido na bíblia, a história de Rute, onde sim fala de perseverança, fidelidade e amor.
Caminhei um pouco mais e achei muitos conselhos, um deles também a respeito do casamento, “Vive alegre com a mulher que tomaste na tua mocidade” Pv 5:18 “desde que ela não seja richosa como uma goteira que cai durante toda a noite” Pv 21:9, 27:15,16 e notem bem que os provérbios de Salomão nos alegram como os mais ricos tesouros da sabedoria humana, é o mais perfeito manual de instruções.
E também descobri na Bíblia o poema perfeito, o Salmo 104, em nenhuma outra obra poética ou em alguma canção do “Roberto” está a majestade das criações de Deus descritas perfeitamente. E, se ainda deseja na Bíblia encontrar a mais, digamos assim, profunda filosofia...eu encontrei...Leiam toda a história de Jó.
Ainda que o homem tente ele não consegue explicar: “Porque o ímpio prospera e o crente sofre neste
mundo”. E é exatamente do interior de um redemoinho que vem a resposta do senhor numa linguagem que não tem comparações. Jó 38:1,2,3,4... “Onde estavas tu, quando eu lançava os
fundamentos da terra”?...
Não deixem de ler jó 38 e 39. E finalmente, homens e mulheres ainda que muitos sábios queiram surpreender com suas elocuções, saiba que a mais sublime de todas elas já ouvida nesta terra mortal está descrita no “Sermão da montanha” Mat, cps 5-6-7, nada jamais ultrapassou esses limites e, para quem não gosta de aprender com a Bíblia saibam que a unica “letra que mata”, a cédula que era contra nós através das
ordenanças da lei foi fixada na cruz do calvário Col 2,14. Meus amados, amem a Palavra de Deus ainda que ela não resolva suas situações ela pode resolver suas condições: Transformar o homem pecador em Justo diante de Deus através da morte de Jesus que predestinou o homem á Salvação, ou seja, justificou o homem que acreditou na provisão de Deus antes da cruz e Justificou de antemão, com antecedência, aquele que nasceu e creu depois da cruz.
Em Hebreus 13,8 diz que: “Jesus é o mesmo ontem, e hoje e eternamente”. O escritor fala exatamente do caráter de Deus, dos princípios de Deus, e de Salvação, Deus não muda, ele é imutável. Usem a bíblia para buscar sabedoria e entendimento, principalmente das coisas que são do alto, e não para buscar Prata e ouro.
“Pois se como a prata a buscares e como tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do
SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus” Pv 2:4,5 Deus, quando criou todas as coisas, disse ao homem, dominai a terra, sujeitai-a, ou seja ele deixou tudo, tudinho mesmo para que o homem transformasse desde a natureza e tudo que foi criado por Deus em produtos úteis para sua própria subsistência, mas o homem quis mais, ele quer mais, e sempre vai querer mais, bom....“Tudo (além daquilo que Deus prometeu) é vaidade e aflição de Espírito” Ecl 1:14. “O Céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” Mat 24:35 Estudem, aprendam, libertem-se!


Por Marinete Saraiva
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

3 comentários:

  1. Gosto muito de ler os seus escritos, são simples e faz perceber erros comuns que praticamos e repetimos constantemente, aprendi sobre hb 13,8 e aprendi a explicar o que é predestinação, a graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. vai ter alguma postagem sobre natal?

    Jose Augusto

    ResponderExcluir
  3. Olá José, até então eu não sei se vai ter algum texto mas o Panorama Bíblico do dia 21/12 irá falar sobre natal.

    ResponderExcluir

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.