Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

8 de agosto de 2011

A corrupção e degeneração humana...

Antes de abordar o assunto,eu quero dizer que o conteúdo desse texto vai mexer com a conduta de algumas pessoas de pensar,e que da minha parte fique claro que não existe nenhum senso-moralismo,só uma opinião forte e sincera dos fatos. Todos os dias somos bombardeados por tantas noticias que vem dos quatros cantos do mundo que nem dá tempo de absorver e processar tanta informação,são noticias que nos mostra o quando a cobiça, a ambição e a mentira, vem corrompendo as pessoas por todo o mundo.No nosso país essas noticias não para de ganhar destaque na mídia,vou citar algumas.
Pessoas que tem a função de salvar vidas,como alguns médicos se deixam se corromper pelo dinheiro fácil e sujo,dois ex-ministros envolvidos em escândalos,um milagrosamente fez seu patrimônio multiplicar em vinte vezes,nada comparado com o filho do outro que multiplicou o seu em oitenta e seis mil vezes,o Bach e Mozart das finanças, imaginem o que eles variam com pão e peixe.Essas noticias quase que diariamente aparece na mídia,já é rotineiro. Eu quero apenas lembrar, mas não vou perder tempo de comentar sobre essas passeadas inúteis,que não fala nada com nada,sem propósito algum,só futilidade,banalidade e sacanagem. Tá,você pode está pensando,isso é o mundo,ele é assim mesmo,ai eu pergunto,só o mundo?E o que está acontecendo dentro das igrejas?Me desculpem,eu não consigo separar as duas coisas,porque infelizmente é a mesma coisa.A corrupção do mundo invadiu as igrejas,e é pior ainda,porque usam Deus para manipular a fé das pessoas distorcendo a palavra,para obter vantagem financeira em cima dos fieis.O dízimo é clássico, ai vem oferta alçada,campanha da prosperidade,financeira,familiar,quebra de maldição,carnê da multiplicação e tem também os objetos “abençoados”com lacinhos, fitinhas, medalhinhas, rosa ungida, copo com água e por ai vai,eu sei o que eu estou falando,porque eu passei um bom tempo acreditando que um pedaço de pedra lavada com sal grosso me protegeria do mal.Cristo, não é terapeuta, psicólogo, consultor financeiro e nem tem a função de esponja de aço,Ele é, o salvador das nossas almas. Antes que alguém fale que o dízimo é bíblico,ele foi abolido junto com lei,(porque ele fazia parte da lei,leiam o texto: A verdade sobre o dízimo) que era para a nação de Israel,não para nós,os gentios,e o resto da onde vem?Vem da imaginação fértil e cauterizada desses lideres,que quer manter seu padrão de vida e de seus familiares alto,confortável, “porque eles servem a Deus,por isso eles tem o direito de viver da palavra”,tá,sei!
Eu vou pegar como exemplo o apostolo Paulo,em primeira coríntios 9,do1 até 27,ele se defende e explica os seus direitos como apóstolo,como beber,comer,ter uma esposa,etc.Do versículo 7 até 15 ele diz: “Quem jamais milita á sua própria custa?Quem planta a vinha e não come do seu fruto?Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?Digo isto segundo os homens?Ou não diz a lei também o mesmo?Porque
na lei de Moisés está escrito:Não atarás a boca ao boi que trilha o grão .Porventura tem Deus cuidado
dos bois?O não diz certamente por nós?Certamente que por nós está escrito;porque o que lavra deve
lavrar com esperança e o que debulha com esperança de ser participante.Se nós vos semeamos as coisas espirituais,será muito que de vós recolhamos as carnais?Se outros participam deste poder sobre vós,por que não,e mais justamente,nós? Mas nós não usamos deste direito;antes suportamos tudo,para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo?E que os que de continuo estão junto ao altar,participam do altar?Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.Mas eu de nenhuma destas coisas usei,e não escrevi isto para que assim se faça comigo;porque melhor me fora morrer ,do que
alguém fazer vã esta minha glória”. Em segunda coríntios 11,do 1ao 15 ele diz: “Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura!Suportai-me,porém,ainda.Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus;porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido,a saber,Cristo.Mas temo que,assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia,assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos,e de apartem da simplicidade que há em Cristo.Porque,se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado,ou se recebeis outro espírito que não
recebestes,ou outro evangelho que não abraçastes,com razão o sofreríeis.Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos.E,se sou rude na palavra,não o sou contudo na ciência;mas já em todas as coisas nos termos feito conhecer totalmente entre vós.Pequei,porventura,humilhando-me a
mim mesmo,para que vós fôsseis exaltados,porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus?Outras
igrejas despojei eu para vos servir,recebendo delas salário;e quando estava presente convosco,e tinha
necessidade,a ninguém fui pesado.Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha
necessidade;e em tudo me guardei de vos ser pesado,e ainda me guardarei.Como a verdade de
Cristo está em mim,esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia.Por quê?Porque não vos amo?Deus o sabe.Mas o que faço o farei,para cortar ocasião aos que buscam ocasião,a fim de que,naquilo em que gloriam,sejam achados assim como nós.Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.E não é maravilha,porque o próprio satanás
se transfigura em anjo de luz. Não é muito,pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da
justiça;o fim dos quais será conforme as suas obras”. Ainda em segunda coríntios 12 ,do 12 ao 19
ele diz: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda paciência,por sinais,prodígios e maravilhas.Pois, em que tendes vós sido inferiores ás outras igrejas,a não ser que eu mesmo vos não fui pesado?Perdoai-me este agravo.Eis aqui estou pronto para terceira vez ir ter convosco,e não vos serei pesado,pois que não busco o que é vosso,mas sim a vós;porque não devem os filhos entesourar para os pais,mas os pais para os filhos.Eu de muito boa vontade gastarei ,e me deixarei gastar pelas vossas almas,ainda que,amando-vos cada vez mais,seja menos amado.Mas seja assim;eu não vos fui pesado
mas,sendo astuto,vos tomei com dolo.Porventura aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos
enviei?Roguei a Tito,e enviei com ele um irmão .Porventura Tito se aproveitou de vós?Não andamos porventura no mesmo espírito ,sobre as mesmas pisadas?Cuidais que ainda nos desculpamos convosco?Falamos em Cristo perante Deus,e tudo isto,ó amados,para vossa edificação”. Em primeira tessalonicenses 2,do 1 ao 13,ele diz: “Porque vós mesmos,irmãos,bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã;Mas mesmo depois de termos antes padecido,e sido agravados em Filipos,como sabeis tornamo-nos ousados em nosso Deus,para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.Porque a nossa exortação não foi com engano,nem com imundícia,nem com fraudulência;Mas,como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado,assim falamos,não como para agradar aos homens,mas a
Deus,que prova os nossos corações.Porque,como bem sabeis,nunca usamos de palavras lisonjeiras,nem houve um pretexto de avareza;Deus é testemunha;E não buscamos glória dos homens,nem de vós,nem de outros,ainda que podíamos,como apóstolos de Cristo,ser-vos pesados;Antes fomos brandos entre vós como a ama que cria seus filhos.Assim nós,sendo-vos tão afeiçoados,de boa vontade quiséramos comunicar-vos,não somente o evangelho de Deus,mas ainda asa nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos. Porque bem vos lembrais,irmãos, do nosso trabalho e fadiga;pois,trabalhando noite e dia,para não sermos pesados a nenhum de vós,vos pregamos o evangelho de Deus.Vós e Deus sois testemunhas de quão santa,e justa,e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco,os que crestes.Assim como bem sabeis de modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos,a cada um de
vós,como o pai a seus filhos;Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus,que vos chama para seu reino e glória.Por isso também damos,sem cessar,graças a Deus,pois,havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus,a recebestes,não como palavras de homens,mas(segundo é,na verdade),como palavra de
Deus,a qual também opera em vós,os que crestes”. Em segunda tessalonicenses 3,do 6 ao 12 ele diz: “Mandamos-vos,porém,irmãos,em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,que vos aparteis de todo o
irmão que anda desordenadamente,e não segundo a tradição que de nós recebeu.Porque vós mesmos
sabeis como convém imitar-nos,pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,nem de graça
comemos o pão de homem algum,mas com trabalho e fadiga,trabalhando noite e dia,para não sermos
pesados a nenhum de vós.Não porque não tivéssemos autoridade,mas para dar em nós mesmos
exemplo,para nos imitardes.Porque,quando ainda estávamos convosco,vos mandamos isto,que,se
alguém não quiser trabalhar,não coma também.Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente,não trabalhando,antes fazendo coisas vãs.A esses tais,porém,mandamos,e exortamos
por nosso Senhor Jesus Cristo,que,trabalhando com sossego,comam o seu próprio pão”.
Bom, todas essas passagens que eu citei,nos mostra como Paulo exerceu o seu ministério,e fica
claro que ele pôs o evangelho acima de tudo, até de si próprio.Mesmo tendo o direito de ser pesado,ele
ab-rogou desse direito para não por impedimento algum ao evangelho,mas qual impedimento? Esse
impedimento que estamos vendo,na televisão,no rádio,na internet,nas revistas especializadas;o impedimento da mentira,da cobiça,da avareza,da ganância,da manipulação,da distorção para beneficio próprio,contrário o exemplo de Paulo que seguindo o exemplo de Cristo se fez servo, por amor ao evangelho e por nós,e para ser participante dele. Hoje prega-se um evangelho substitutivo,que o foco é apenas o maierialismo,a riqueza perecível,que é transitória,que agora é,e amanhã já não é mais.Porque tudo isso?Porque esses lideres buscam a glória dos homens,para obter a sua própria glória,por pura vaidade,tento uma aparência piedosa e de mansidão,mas negando a eficácia dela.Veja a comparação,pela verdade e pelo amor ao evangelho os apóstolos padeceram inúmeras injustiças,foram açoitados,apedrejados,passaram
fome,sede,não tinham roupas,eram perseguidos e não tinham pousada certa,eram tratados com lixo deste mundo,e como escória de todos.Agora esses, tem jatinho e helicóptero particular, carrões, mansões, segurança particular, e tudo do bom e de melhor,os verdadeiros pop star de terno e gravata.Paulo nos
ensina à sermos seus imitadores,(porque ele foi de Cristo)e temos a mente de Cristo,agora esses não praticam o que foi ensinado,e possuem a mente do mundo(sistema),se deixam levar pela seduções do mundo,tornando-se inimigos da cruz de Cristo(leiam o texto:A cruz de Cristo;o amor de Deus),crucificando mais uma vez o filho de Deus,negando o seu propósito e voltado a ser participante da corrupção do mundo. É interessante ver como a mentira é mais atraente do que a verdade,que as vestes imundas purpurizadas da
mentira,reluz mais do as vestes limpas da verdade,e esse brilho falso consegue ofuscar ou cegar os olhos
da compreensão das pessoas,levando elas a por, em fez tirar o mundo do seus corações. É por isso
que “suas igrejas” não há de Cristo, estão lotadas,porque falam o que a massa quer ouvir(não se
enganem,a voz do povo,não é a voz de Deus),que todos os seus problemas terrenos iram se resolver,constroem templos gigantescos para atrair cada vez mais pessoas,que cabem mil,duas mil
pessoas,ou até mais,e pensam que podem jogar Deus e Cristo dentro e trancar com a chave,mas se
esquecem que Deus não habita em templos feitos pelas mãos de homens,mas no templo que ele fez,que somos nós.Se há um deus ou deuses que habite nesses lugares só podem ser eles mesmo,e nesse olimpo terrestre de tantos deuses se destaca um sobre todos,o deus monetário onipresente:o dinheiro,que tem como maior benção o poder manipulativo do capitalismo,que exerce sobre todo o sistema. Cada vez mais a mentira ganha espaço e se fortalece,enquanto que a verdade só perde.Infelizmente essa miséria espiritual que é doutrinada,é saborosa,satisfaz as vontades e necessidades carnais,mas é inútil para edificação e é
veneno para alma.É preciso desenvolver uma percepção e uma inteligência espiritual para entender
e separar as coisas,o reino da terra é o reino da terra,o celestial é celestial,o sacrifício de Cristo não são foi
para essas coisas,não misture alhos com bugalhos,as conquistas daqui se obtém com muito suor e com
capacidade adquirida,a palavra nos ensina e doutrina para o reino celestial,onde nós temos livre
acesso por Cristo Jesus,só por ele não é por Maria,João,Paulo,Apolo,nem por ninguém,porque ele
nos comprou por bom preço para o Pai.Se pregarem outro Jesus como Paulo falou é mentira,lembre-se um
pouco de fermento leveda toda massa,porque nos que estamos em Cristo já nos limpamos do velho
fermento e somos uma nova massa sem fermento,porque pela palavra da verdade somos gerados da semente incorruptível para nos tornamos primícias das suas criaturas.Somos abençoados por
Deus em Cristo nos lugares celestiais,não nos terrenos,as grandíssimas e preciosas promessas
são celestiais,porque é essa promessa que ele nos fez:a vida eterna,e esta vida está em seu
filho.Vamos raciocinar,se em um reino existir dois reis,esse reino será dividido e não pode existir,a
bíblia nos afirma que o mundo está no maligno,porque ele é o príncipe deste reino,quando
Jesus estava sendo interrogado por Pilatos em uma das respostas que Ele deu foi essa: “O meu reino não
é deste mundo;se o meu reino fosse deste mundo,pelejariam os meus servos,para que eu não
fosse entregue aos judeus;mas agora o meu reino não é daqui.”Se esse reino não é de Cristo, só pode ser do diabo,o que você acha,quando ele tenta Jesus,qual reino que ele mostrou e ofereceu para o Cristo?E outra,se esse reino fosse de Cristo,existiria tanta corrupção e injustiça?Mas nós que retemos e aguardamos essa promessa somos peregrinos e forasteiros nesse mundo,porque a nossa cidade está nos céus,a nova Jerusalém celestial,a igreja dos primogênitos. Façamo-nos dignos dessa honra,para que o nosso nome esteja escrito no livro da vida,para nós nos sentarmos no trono da graça,colocarmos a coroa da
vida,e por Cristo nos tornamos reis e sacerdotes para Deus Pai.

Por Diego Steal
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

Um comentário:

  1. pastora preciso muito de adquir a apostilha do panôrama 4 e quero saber da apostilha 3 tem uns itens do indice que faltam eu preciso também dos hinos que vocês executam nos cultos para eu e DIMI gravarmos um ep e para ensinar nossos alunos se puder enviar para mim as letras cifradas eu agradeço e-mail karinasouza200@hotmail.com acesse meu blog http://universodapoesia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.