Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

3 de setembro de 2011

Mulheres na Igreja (Parte 1)


Vou usar este texto para abordar um assunto na qual eu sou suspeita a falar, uma vez que sou mulher.
Desde os tempos da MINHA IGNORÂNCIA como Cristã, eu sempre gostei de participar dos eventos, digamos assim, que a Igreja patrocinava; e sempre tomava a palavra quando tinha oportunidade, em aberturas de culto, orações, consagrações etc... Pois eu sempre defendi ideais que acreditava serem corretos.
E o meu Ideal sempre foi “CRISTO”, agradar ao senhor Jesus acima de tudo, fato pela qual, me fez enxergar alguns erros que nos faziam tropeçar dia após dia.
Com muita perseverança eu, meu esposo minha filhas decidimos nos orientar melhor com respeito á palavra, e foi aí que decidimos estudar.
Confesso eu que havia um desejo enorme em nossos corações, pelo menos no meu de aprender para me tornar até mesmo quem sabe uma exímia pregadora da palavra, mas quando nos deparamos com a verdade passamos a enxergar o quanto o SENHOR é tudo e nós não somos nada.
Aprendi o quanto o homem tem desejo em exercer domínio sobre outro homem, isso se chama NICOLAiTISMO,  da palavra Nicolaíta, vindo de duas sílabas Nical (vencer ou dominar) e lao (povo) “vencer e dominar o povo”, quando na verdade não existe ou pelo menos não se deve existir o Clero e o Leigo, somos todos iguais perante DEUS, uma vez que ele nos fez Sacerdotes em CRISTO JESUS.
O que existe são dons ou interesse de algumas pessoas em ensinarem, e isso é necessário, para que todos cheguem a perfeição.
Hoje há um grande erro e muito preconceito dentro das Igrejas, o pregador para ser bem quisto tem que ser um grande orador, digo isso em matéria de “profissionalismo, porque o profissional dos 3 “P”(Púlpito, palco e palanque) tem o poder de manipular e persuadir”. Com a Bíblia na mão e um pouquinho de técnica leva a multidão emotiva a idolatra-los.
E eles decidem como a Bíblia deve ser lida; Isso se chama psicologia de massas, eles querem mesmo é fazer parte de uma Elite, essas pessoas nunca compreenderam sua vocação, todos somos sacerdotes, e é compreensível que "houve" e que haja "alguns" dos ministérios de Efésios 4,11 para o aperfeiçoamento de todos e crescimento do Evangelho para que todos cheguem á unidade da Fé.
Agora a questão das mulheres, outro preconceito, qual o papel delas, elas falam ou não falam na Igreja? Há pastora? A igreja é machista? Será que o Apóstolo Paulo (com todo respeito) era um Cangaceiro ou um Gaúcho solto lá pelas cercanias de Israel, Corínto, Èfeso, Galácia, Roma etc...
Eu digo isto porque nós mulheres ficamos apavoradas, quando lemos, ou melhor, quando leem para nós alguns textos tão conhecidos e que realmente foram deturpados e mal intencionados para que não se entendam mesmo, são os campeões mundiais de falta de discernimento semântico e nos faz sentir a pior das criaturas criada por Deus, fazendo muitas pessoas (mulheres) abandonarem o evangelho. E o Apóstolo Paulo trata estas questões com muita sabedoria, na verdade o Apóstolo Paulo era mesmo muito irônico em algumas questões ele dizia muitas vezes o contrário daquilo que ele pensava éééé... ele deixava uma distância intencional entre aquilo que ele dizia  e aquilo que realmente pensava colocando algumas indagações, é só ler as cartas de Paulo e logo notamos isso. Também não é pra menos, ele veio pregar o evangelho aos gentios, mas se deparou com uma Igreja Judáica cheia de costumes e tradições, nada diferente daquilo que JESUS enfrentou no meio dos religiosos hipócritas, onde até mesmo Jesus usava um pouco de irônia para faze -los enxergar seus erros.
Bom, toda a palavra se inicia biblicamente a partir de “Genesis” com o primeiro casal e se identifica posteriormente com o Lar Cristão, então os machistas que comandam as Igrejas leem 2 ou 3 versículos e já determinam como a mulher deve ser, se portar etc...e encerram a leitura,  devemos tomar muito cuidado para não colocarmos  jugo que não seja próprio do evangelho, pois a maior dificuldade vem por parte dos homens em exercerem seu papel que é o de governar bem, uma vez que todos nós somos submetidos (submissos) a Cristo e ninguém deve se sentir menos por estarem  submetidos a Cristo, isto é o que mais temos almejado.
Então meus amados, porque as  mulheres tem sido tratadas como inferiores, JESUS e Paulo não eram  “Pastores” que montavam Igreja para homens brincarem de Igreja, e é isso que os homens fazem hoje montam Igrejas; e pior, colocam Jugos inclusive em suas próprias Esposas deixando as de lado nas Igrejas, não que precisamos de igualdade nos papéis, pois não defendo o feminismo de maneira alguma, mas temos privilégios, já que somos ajudadora idônea(título dado por DEUS).
JESUS teve misericórdia de todos os homens e amou a Igreja que foi construída dentro do próprio homem e porque os homens não tem misericórdia das mulheres? Principalmente dentro da Igreja colocando Jugo, inclusive o de ter que ficar calada? Lá em 1 Cor 14,34 fala de uma certa lei, que lei era esta?
Há na figura da mulher revelações extraordinárias tanto que a Igreja é a Noiva futuramente Esposa, mulher, ajudadora e adjutora. Então com muito cuidado abordarei este assunto, pois sei que muitos não concordarão com aquilo que escreverei, mas é exatamente por este motivo que tenho muito a escrever depois de muito estudar sobre o assunto, já me senti vítima deste preconceito, hoje conhecendo a verdade e lutando por ela talvez não consiga me expressar falando e sim escrevendo, na mentira eu era muito mais respeitada pelos colegas de religião, por ser vista como “mulher de Oração e religiosa”, é por isso que hoje conhecendo a verdade eu sei que aquilo que escrevo é mais eficaz, pois tenho a liberdade inclusive de usar termos que eu não usaria num Púlpito, muitos dizem serem “pesados”, mas são irônicos também, e tenho certeza que chegam ao âmago daquele que lê.
Agora como diz o Apóstolo...Paulo é lógico: “Grande é este mistério: digo - o, porém, a respeito de Cristo e a Igreja”: Ef 5-32.

Por Marinete Saraiva
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

Um comentário:

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.