Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

24 de outubro de 2011

A voz do povo...

 É impressionante como a religião manipula a fragilidade do povo, tramam-se o tempo todo sobre: “o que dará lucro agora”? O que faremos desta vez para crescer o IBOP e a nossa conta? Bom, eles sabem do que o povo gosta e sobre tudo, o que o povo quer, então unem o útil ao agradável, como diria o "Stalone Cobra": "você é a doença, eu sou a cura", ou melhor, vocês são doentes, e eu, a solução, em nome de Jesus, é claro, agora eu pergunto: chega um após outro com soluções diferentes, e aí? E o outro que também pregou vitórias em nome de Jesus, enfraqueceu? Os Super Homens diante da kriptonita religiosa perdem suas forças quando surge um mais poderoso? É! E todos correm atrás. E sabem por que isto? Porque o povo "gosta". A voz do povo é quem dita ás regras, aí passa todo mundo sem se dar conta, a ser como canta o Zé Ramalho: "Êêêê...Ôôôô, vida de gado, povo marcado ê povo feliz".

     E só para deixar claro, não estou generalizando, somos inteligentes o suficiente para saber que isto é fato! Existe uma minoria sim que não faz parte dessa massa, na qual eu me incluo, e aos que pertencem a esta minoria, amém.
      Isto é o sistema religioso, de aparências, e esta também já foi uma política criada pelos antigos romanos, “Panem et circenses”(pão e jogos circenses), mais popular como Política do pão e circo”. Esta política provia comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os que mandavam (política suja).
     Espetáculos eram promovidos para divertir a população; nos estádios, pão era distribuído.
     O custo desta política foi enorme causou elevação de impostos e sufocou a economia do Império Romano. E o povo é quem pagava a conta, o império apoiava a religião e promovia espetáculos como um meio de manter os plebeus afastados da realidade. Numa maneira de manipular a plebe os Césares encarregavam-se de alimentar o povo e distraí-los.
       Os espetáculos tiveram sua origem na própria religião. Os romanos nunca deixavam de cumprir as solenidades e eram fiéis, e olha que eles nem as compreendiam, mas valia tudo para agradar o povo e mantê-los sob domínio, com o tempo os jogos foram deixando de ter caráter sagrado passando a saciar os prazeres de quem os assistia.
     O público ia ao circo como a uma cerimônia, usavam a toga dos grandes dias (melhor roupa), seguiam um ritual. O público aplaudia com veemência cada aparição, agitavam lenços entoavam hinos e recitavam alguma oração.  
     Foi uma idéia genial para enganar os pobres, eles distribuiam comida (pão) e diversos espetáculos públicos (circo). Eram tantas festas que o calendário Romano chegou a ter 175 feriados. O povo não tinha tempo para pensar, era só alegria, só emoção, bem atual, não é mesmo?
     Eu faço esse tipo de comparação porque hoje a religião também adotou essa política suja, agora Jesus rejeitou o reino deste mundo e foi a fiel testemunha do Reino de Deus em seu diálogo com Pilatos, provando que o estado é responsável pelas necessidades do povo, todo poder foi dado por Deus ás autoridades, agora a Igreja pode até cooperar como fez Paulo ajudando aos necessitados, mas, sem pedir nada em troca.
     A Igreja tem que pregar o Evangelho como primazia, o povo quer casa, a igreja oferece, mas Jesus já nos preparou morada, o povo quer dinheiro, a igreja oferece, no entanto cultuam as riquezas como um deus, o povo quer soluções, a Igreja oferece e para tapear as possíveis soluções coloca-se um jugo sobre o povo, DDD (Diabo, Dinheiro e Demônio) e cobra- se caro para quebrar esse jugo, religião em 3 D, e é onde entra o dinheiro. E quando dizemos que o diabo tem sido o maior aliado das religiões nos dias de hoje o povo não gosta, defendem, são os Advogados do diabo! Condenando a si mesmo á uma possível morte eterna.
     “Voz do povo” povo sofrido em busca da felicidade, entretanto, de fácil manipulação, e só para lembrar, uma vez também disseram à Maria Antonieta, Rainha da França, que seus súditos não tinham pão... Sabe o que ela disse? “Que comam brioche”. O povo vira motivo de deboche por parte de quem manda e o que acaba sendo feito ou dito para agradar, não é exatamente o que eles precisam. Vão sempre querer mais alguma coisa. Se não tem pão, chegam a oferecer brioche, e isso sai caro, pois eu digo que é melhor que fiquem com o pão mesmo, mas o pão que vem do céu.
     Um povo inculto é um povo fácil de enganar. Se você não pensa vem alguém e coloca uma ideia na sua cabeça, que tanto pode ser do bem quanto do mal, na maioria das vezes a segunda opção é a mais aceita. E quando falo “povo inculto” não me refiro á falta de cultura por não terem uma graduação, mas sim por serem desinformados e acomodados.
      Agora, até que ponto o povo precisa ser enganado para ser agradado? Será que se preocupam com o “futuro”? Sonham, mas não temem.
      E uma desculpa é sempre aceita: O povo diz: “isso é culpa do diabo” e o líder concorda ao invés de ensinar, aí o diabo pinta e borda com autorização pastoral; Quando Jesus foi crucificado ele riscou a cédula que era contra nós em ordenanças, cravando-a na Cruz, despojando os principados, e potestades publicamente triunfando em si mesmo Col 2,14. Para quem não compreende e não lê a Biblia, é só lembrar o Filme “Paixão de Cristo” feito e dirigido pelo Mel Gibson que por sinal foi muito criticado por sua imparcialidade, e deixo claro que não faço apologia alguma ao filme porque isso é uma questão pessoal, mas ele mostra direitinho uma situação numa cena em que quando Jesus exclama suas ultimas palavras: “Pai está consumado” (acabado, realizado) e dá o seu último suspiro, aparece na tela a imagem de um homem com uma aparência muito feia e solta um grito apavorante, talvez o grito mais apavorante da história do cinema, representando assim a derrota do diabo como a Bíblia cita. Aí a crentaiada(religiosos) diz: “misericórdia”, o Mel Gibson é católico, ou: isso é mensagem subliminar, ah façam me o favor, ele mostrou que houve Vitória na Cruz, coisa que muitos não compreendem e tentam confundir.
Agora infelizmente a voz do povo não quer calar, o povo decide quem manda, e isso aconteceu no passado com Jesus presente, e acontece agora com ele ausente, não é diferente.
Jesus mesmo disse a Pilatos; “mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.” Joa 19,11 e sabem por quê? Era um religioso, o Sumo Sacerdote Caifás, mediador entre Deus e o povo. E eu fico imaginando a cena de Caifás interrogando Jesus, vamos, imaginem também, só não se coloque no lugar de Jesus meus amados, se coloque no lugar de Caifás, religioso hipócrita que rasgou suas vestes, escandalizado diante da verdade.
Oh! Este homem, diz ser o filho de Deus, blasfêmia! É mentira... Aí faz toda aquela encenação, e Jesus quieto só observava a hipocrisia do tal, Mat 26,63ao65.
Acabou o povo tendo que decidir, e aí Pilatos faz a pergunta decisiva: Jesus ou Barrabás? O povo imediatamente clama aquilo que acha ser conveniente: “escolhemos o rebelde assim como nós”.
Ficamos com Barrabás! Decidiu o povo, e por incrível que pareça o significado do nome  Barr-abas é (filho do pai) que é o nome Espiritual de Jesus, e humano de Barrabás. Aí o povo sem entendimento algum clamava cada vez mais forte soltem Barr-abas, o filho do pai, mas pai humano, e crucifique Jesus, (O filho de Deus) pai Espiritual, aleluia! Voz do povo, voz que mata! Mata seus profetas, que falam a verdade!
O povo escolheu, o povo escolhe; hoje vivemos o período de “Laodicéia” A voz do povo “VOX POPULI”, mas a voz do povo nunca, jamais, em tempo algum será a voz de Deus, Jesus está á porta e a multidão não ouve ele bater porque idolatram o homem, e desde o princípio o homem governa com política suja, o mundo jaz no maligno, e é através de um homem que o maligno dominará, porque muitos tem se dobrado ao príncipe deste mundo. No princípio disse Deus: Domine a terra e tudo o que nela há, o homem não dominou nem a terra e nem os animais, ele quis dominar o próprio homem, e isso nós vemos a partir de Caim; “se eu não agrado a Deus com o que “eu” quero e do jeito que “eu” quero fazer eu acabo com quem agrada”, e olha que não existia nenhuma influência externa, o mal estava nele, e lamento dizer (ah! como eu gosto desta palavra “lamento”) porque Jesus já consumou o que ele veio fazer aqui, portanto o homem não pode fazer mais nada , a não ser pregar o Evangelho confirmando o testemunho de Jesus, é por isso que eu digo lamento.... Lamento mesmo meus amados o mal está dentro de vocês, e dentro de mim também, domine-o todo tempo Rom 7-14,25 confiram e aceite esta verdade. Jesus morreu só e abandonado, para que nunca fossemos abandonados, ressuscitou ao terceiro dia, e através da carta á Igreja de Laodicéia percebemos que ele ainda continua só. Eu acredito sim na sinceridade das pessoas quando busca Jesus, eu também busquei durante muito tempo, o problema é que sinceridade não salva, o que salva é a verdade, as pessoas querem um Jesus á sua própria imagem, um Jesus que alimente seus caprichos, seu ego. Ah! Eu quero Jesus como meu psicólogo, eu quero Jesus como meu consultor jurídico, outros querem Jesus como “meu Administrador de empresas” etc...Jesus não é psicólogo, nem consultor, nem Administrador de empresa. Ele é Deus, e é como Deus que ele julgará o mundo. E quando eu digo que Jesus está só é porque a palavra nos diz que ele está só! Batendo á porta Apoc. 3,20. Ele está perto é só abrir a porta, nós não estamos no deserto, não precisamos marchar para alcança-lo é só abrir e deixar Ele entrar para que possamos sair do sistema e caminhar com Ele, o caminho Já está traçado e nos conduzirá ao destino final. Não seja irracional, apaixonado ou desesperado, apenas “ame” e viva o que ele deixou, a Palavra de vida eterna. Ame a Deus e ao seu próximo como a ti mesmo, as vezes parece ser tão difícil amar o nosso próximo não com palavras porque é fácil falar, e sabem por quê eu digo isto? Porquê simplesmente não conseguimos amar a nós mesmo, amamos coisas, nos apaixonamos por coisas sofremos por desejarmos coisas. Por isso que quem é apaixonado marcha, sofre em busca de coisas e emoções, agora quem ama apenas caminha acompanhado por Ele que vive, agora, e sempre!
    Que os nossos ouvidos deixem de ser rebeldes e no meio desta multidão cheia de desejos, caprichos e insatisfações... “se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa(habitáculo do Espírito de Deus) e com ele cearei, e ele comigo”. PALAVRAS DE JESUS E NÃO DE HOMENS (POVO) APC 3,20.

Marinete Saraiva

4 comentários:

  1. Eu vejo pessoas fazendo sacrifícios em nome de Deus para serem "abençoadas".Mas esquecem(ou não sabem) que o prazer Dele está na obediência.A ignorância mental dessas pessoas parece contagiosa,é o combustível que esses chacais famintos precisam, para devora-los lentamente.

    ResponderExcluir
  2. O povo esta atrás disso, e os "líderes" oferecem exatamente o que o povo quer, "Barrabás".

    Nós oferecemos o entendimento da Palavra e sua consequente SALVAÇÃO, isso os líderes e povo não querem.

    Maurício Fachini

    ResponderExcluir
  3. É,fui conferir,Barrabás é um nome grego bar abba, vindo do Aramaico que significa o filho do pai e Barrabás é mencionado nos quatro Evangelhos como o homem prisioneiro que foi posto em liberdade em vez de Jesus que era o filho do pai Espiritual(Deus)a pedido do povo exaltado:Isso figura bem a escolhas nos dias de hoje. o povo sem entendimento quer o homem, Jesus é uma opção quando as coisas estão difíceis. Muito bom o texto sem mais comentários, obrigado.

    Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do artigo, conheci um jornal de militante no interior que chamava-se "A voz do povo",o povo é assim mesmo, sofre pelas próprias escolhas. Na idolatria é a mesma coisa. Sra que tal um artigo sobre tradição religiosa.

    ResponderExcluir

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.