Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

25 de outubro de 2011

Leia mas pense... #10

Estava pensando sobre o modelo de “oração” que está por aí.
Em todo lugar que vamos a “oração” de abertura de culto é sempre a mesma, tem o mesmo formato, muda-se apenas a localização onde esta sendo repetida, ou a denominação, mas em todo lugar é sempre a mesma ignorância bíblica.
Foram tiradas de algum manual de pregador, mas de um manual onde o escritor que a fez não conhecia nem um pouco as escrituras, porque, não é possível tantos erros bíblicos em tão poucas palavras.

E o que é pior, se é que existe pior nisso, mas o líder religioso que vai recitá-la em prostra sua voz, isto é, com uma voz totalmente diferente da sua, geralmente mais grave e bem mais alta que o seu normal, e as mulheres as fazem com a voz chorosa, imitando você sabe bem quem, e começam repetindo as mesmas palavras absurdas dizendo assim:
“Senhor, estamos aqui reunidos na sua casa, e invocamos a sua presença neste lugar, venha Senhor e enche este lugar.” (Claro que ele não é tão resumido assim, ele enche muita lingüiça para dizer isso, porque crê que fica parecendo que é muito “espiritual”)
Vamos analisar este começo: Senhor, estamos aqui reunidos na sua casa
1º A bíblia ensina que o Senhor não habita em templos feito por mãos de homens, pelo menos é o que está escrito em Atos 7 : 48 ~ 51 que diz:
“ Mas o altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés.
Que casa me edificareis? Diz o Senhor.
Ou qual o lugar do meu repouso?
Porventura não fez a minha mão todas estas coisas,
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.” 
E também em Atos 17 : 24 ~ 26 que também diz:
“ O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a faze da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;”
 Bom, se as escrituras dizem que o Senhor não habita em templos feitos por mãos de homens, podemos afirmar que estes dizem heresias quando dizem que estão na casa de Deus.

2º  Invocamos a sua presença neste lugar
A segunda coisa que esses lideres que não conhecem as escrituras falam, é que querem a presença de Deus naquele lugar, eles invocam, isto é suplicam a presença de Deus.
Estava pensando sobre isso e conclui o seguinte; eles não começaram suas “orações” dizendo que estavam na casa de Deus?  Segundo eles dizem, Deus não mora lá? Já que é sua casa e eles foram ate ela. Porque então precisam invocar que Deus esteja lá? Será que Deus saiu, foi passear, ou está do lado de fora? Se você vai na casa de Deus, não é de se esperar que pelo menos ele esteja em casa?
Eu não sei, fiquei um pouco confusa com tudo isso.

Venha Senhor, e enche este lugar
Agora eu entendi, realmente Deus não estava em casa, estava tudo vazio, Deus tinha ido passear em outro lugar, por isso ele tinha que vir para encher ali.
Mas, ainda penso, como poderá Deus encher aquele lugar, de que maneira isso poderá acontecer?
Falando sério, qual é o entendimento desses homens quando dizem tamanho absurdo?
Jesus é o verbo que se fez carne, é o Espírito da profecia, é a própria palavra, e é ela que nos enche, isto é o Espírito de Deus, você só terá a presença de Deus se a palavra estiver em vós, isto é, na pessoa, e não em um estabelecimento.
Em Atos, no capitulo 2 os apóstolos estavam reunidos em obediência a palavra de Jesus, que lhes tinha dito que não se ausentassem de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder, isto é de palavra, e isso foi somente para os apóstolos de Jesus, e a casa onde eles estavam foi cheia de um vento veemente e impetuoso, e os apóstolos foram cheios do Espírito Santo para anunciarem as boas novas em Jerusalém, Samaria e os confins da terra.
O Espírito Santo deu poder(palavra) aos discípulos de Jesus para que a salvação chegasse a todos os homens, e de todos os povos, e eles escreveram toda a doutrina que necessitamos, sendo desnecessário inventar qualquer outra coisa.
Nenhum outro lugar vai se encher, porque para o propósito que aquele lugar, e para aquelas pessoas o vento veemente e impetuoso aconteceu, já foi cumprido, o resto é invencionice de homens maus que querem atrair os mais simples para si.
                   Tiago 1 : 21
“ Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malicia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”
           Efésios 4 : 10 ~ 16
“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deus uns para apóstolos, e outros para profetas e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astucia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo para sua edificação em amor.” Creio desnecessário colocar o resto das “orações” desses lideres denominacionais, porque somente como as começam podemos identificar como são desqualificados para serem um presbítero, bispo, ou ancião, que é o nome dado àqueles que estão a frente de uma igreja, pois, conforme esta escrito no livro de I Timóteo no capitulo 3, e Tito no capitulo 1 onde está sendo dada toda a qualificação do líder, diz que ele deve conhecer muito bem a sã doutrina, a fiel palavra, o que não acontece com esses tais, falarei mais sobre isso no próximo artigo.
 Mas, por hora, vai ai um aviso, quem você tem seguido? Ele pede para Deus vir na casa dele mesmo, para encher o lugar?
Pense, pense, pense...




Por Mara Rubia Barone

2 comentários:

  1. Infelizmente esses que se intitulam líderes e etc, não querem nem conversar sobre a palavra. Dizem posso até tomar um café um você, mas esses assuntos(diversos da bíblia)não quero falar. E continuam na rede social incentivando as pessoas ao erro. Essa é a voz do povo.

    Maurício Fachini

    ResponderExcluir
  2. Um texto bíblico diz que quem não tiver amor pela verdade, não se salvará, isso significa que, o que o deus quer do homem é o amor pela verdade e não a crença.
    O amor pela verdade é o exercício da inteligência, e a inteligência é a ação do pensamento na busca da lógica. (II Tessalonicenses 2:10)
    Sabendo que o que deus quer do homem é o amor pela verdade, sabemos que na filosofia bíblica, o que salva e condena o homem é o próprio homem através do exercício da inteligência ou da rejeição a ela. (II Tessalonicenses 2:10)

    A mentira precisa do crente, a verdade precisa da constatação, portanto, na filosofia bíblica quem quer que o homem seja crente é o Diabo e não o deus.

    Quando Jesus disse: Creiam em deus, não significa crer literalmente na pessoa do deus, mas sim crer na própria inteligência, que é a essência do deus no homem. (João 14:1)
    Na Bíblia, a palavra fé significa fidelidade, mas fidelidade à que? Sabendo que o que o personagem bíblico deus quer do homem é o amor pela verdade e que isso significa ser fiel a inteligência própria, concluiremos que a fé que o deus quer do homem é a fidelidade na capacidade da própria inteligência. No senso comum religioso, essa palavra tem o significado de crer sem razão.

    Ao dizer“ conhecereis a verdade e ela vos libertará”, estamos dizendo que a filosofia de vida apoiada em pensamentos que não foram comprovados é uma prisão, é viver fundamentado em incertezas.
    O fato de o personagem bíblico Jesus ter dito “conhecereis a verdade e ela vos libertará”, significa que Jesus quer que o homem viva debaixo de pensamentos verdadeiros e não debaixo de crenças. (João 8:32)

    Ser discípulo de Jesus não é ser discípulo de um pensamento e sim, ser discípulo do mesmo modo de gerar pensamentos, que é fazer conclusões lógicas, (João 14:6)

    ResponderExcluir

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.