Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

16 de maio de 2011

Falta de Entendimento

  • Sinônimos de Entendimento

Lendo o livro do Profeta Isaias capitulo I versículos 1 à 3:
v.1  Visão de Isaias, filho de Amós, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.
v.2  Ouvi, ó céus e dá ouvidos tu, ó terra, porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
v. 3 O boi conhece o seu possuidor e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento o meu povo não entende. Is.1:1,3
O v.3 chama atenção – Deus diz que (a nação) Israel não tem conhecimento não entende.
Não entende o que? Vamos substituir esta frase pelos sinônimos de entendimento;
Não tem acordo – não tem conciliação – não tem concórdia – não tem conformidade – não tem congraçamento – não tem consonância – não tem harmonia – não tem reconciliação.
Que situação! Qual a solução?
Isaias: 9:2 – O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
v.6 – porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz
Então, nasceu Jesus o verbo que se fez carne e habitou no meio de nós para ensinar o que?   Ensinar a ter: acordo, conciliação, concórdia, conformidade, congraçamento, consonância, harmonia, reconciliação enfim ENTENDIMENTO.
Você anda preocupado com o que? Seja a sua única preocupação – sua salvação – a vida eterna – Você não pode ser como a Nação de Israel sem entendimento  – Porque - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
Mesmo assim nos dias de hoje a história se repete – o povo que se chama de Deus está sem entendimento.
Para a nação – promessas e a vinda do Messias.
Israel não reconheceu o Messias – FALTA DA ENTENDIMENTO
Para a igreja -  a promessa da salvação – da vida eterna.
ALERTA PARA A IGREJA - ENTENDIMENTO
II Tessalonicenses
v.1 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele.
v. 2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos pertubeis quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
v. 3 Ninguém de maneira alguma vos engane: porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
v. 4 O qual se opõe, e se levante contra tudo o que se chama Deus, ou se adora, de sorte que se assentará, como Deus no templo de Deus, querendo parecer Deus.
v. 5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
v. 6 E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
v. 7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja retirado;
v. 8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda
v. 9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira.
v. 10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
v. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
v. 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.
APOCALIPSE 22:17/20
E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Porque eu testefico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho.
Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
Que o seu desejo seja crescer no conhecimento de Deus não ajuntando tesouros na terra onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mt.6:19/21.


Por Helena

Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.