Atenção: Nós não comercializamos nenhum tipo de material na internet e não nos responsabilizamos por apostilas que usam indevidamente o nome do blog Estudos Teologia Avançada. Para maiores informações ligue, (0xx11) 3462-6226.

21 de maio de 2011

Leia mas pense... #3

Amamos muito a Deus e sua palavra, e entendemos bem que não devemos nem acrescentar nada a ela e nem tirar nenhuma palavra das escrituras, pois a conseqüência de quem faz isso é eterna.
Ouvimos durante muito tempo que estava escrito que deveríamos ouvir tudo, reter o que fosse bom, e o que não fosse era para jogar fora, mas isto não esta escrito na bíblia.


          I Tessalonicenses 5 :  19 ~ 24
19 Não extingais o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias.
21 Examinai tudo. Retende o bem.
22 Abstende-vos de toda a aparência do mal.
23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito , e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
 
O texto que esta em I Tessalonicenses no capitulo 5 esta se referindo
as escrituras, e que não devemos desprezar essas profecias, que  devemos examina-las e rete-las em nosso coração, porque são um bem para nossa vida, esta palavra tem o poder de nos levar para Deus, pois, como esta escrito a palavra de Deus não volta para ele vazia, esta palavra nos leva para Ele, e se não a examinarmos corretamente poderemos ser enganados assim como Eva foi. 
O texto em nenhum momento manda que joguemos algo fora, homens tem distorcido as escrituras, e dogmas são formados como vindos de Deus, mas dogmas são ensinamentos de homens, dessa forma o povo que não examina as escrituras tem sido manipulado.
Passei muitos anos de minha vida quando religiosa aprendendo dogmas de homens, e o que mais ensinaram foi a doutrina de demônios, eram lido trechos da bíblia, na sua maioria versículos isolados que eram tirados de seu texto e totalmente fora do seu contexto, com isso ensinamentos, que hoje eu entendi, por causa do conhecimento da palavra, nos fizeram nos afastar muito de Deus e da sua palavra de vida eterna, da graça.
Éramos ensinados a como expulsar demônios, quais as cores que pertenciam a cada exu, como segurar as pessoas quando nas rezas                    elas caiam no chão, em tudo tinha diabo, nos objetos, nos programas de televisão, nos filmes da Disney, nos brinquedos infantis, nas roupas e comidas, em uma determinada marca de bolachas, nos lanches do Mac Donald, e cada hora vinham com mais coisas que estavam carregadas de demônios, nossa mente era bombardeada com essas doutrinas, e isso trazia em nós, assim como em todo o povo um medo muito grande, pois esses homens só falavam sobre o poder do diabo, em como ele destruía os casamentos, as famílias, os filhos, a área financeira, a saúde, tudo, e tudo o que nos acontecia era por culpa da ação dele.
É até bastante interessante, pois antes de me converter, assim dizendo, eu não tinha nenhum demônio, depois que me converti passei a ter uma legião, na área financeira nem se fala, se não pagássemos o que a liderança estipulava os demônios devorador, cortador, migrador e o destruidor acabariam com toda nossa vida, fora os outros demônios que estavam por detrás de quadros, objetos, enfeites de casa e o que mais inventassem para amedrontar, tudo o que acontecia, qualquer atitude que tivéssemos a culpa era do demo. 
Segundo as escrituras, o homem quando nasce já recebe em seu corpo a lei do pecado:
          Romanos 7 : 14 ~ 25
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e que me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. 
  
O apostolo Paulo ensina com muita propriedade nesta passagem bíblica sobre a lei do pecado em nós, devemos dar credito ao que está escrito, pois, se não fizermos isso, seremos presa desses homens, e a bíblia diz que já nascemos com o mal em nós, é a lei do pecado em nossa carne.
O mesmo apostolo explica, ou melhor, aprofunda um pouco mais essa questão no livro de Gálatas, vejamos:
          Gálatas 5 : 16 ~ 21
Digo, porem: andai em Espírito(andar em Espírito, é andar examinando, estudando, e guardando as escrituras em nosso coração), e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei(Paulo esta se referindo a lei da carne, o pecado que há em nós, e explica quais são)
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
 
O texto é bastante elucidativo, diz que adultério, fornicação, impureza, sensualidade é obra da carne, não esta de maneira alguma dizendo que é obra da “pomba-gira”, que é ação do diabo na vida do homem, o homem pratica isso porque esta obra é carnal, é seu desejo, foi ele que não temendo a Deus e sua palavra praticou.
Observe também que bebedices não é ação do “Zé pelintra”, ou algum espírito hereditário, como ouvimos diversas vezes que se o pai bebe um dos filhos vai beber também, isso é engano, o homem pratica estes pecados porque estão nele, e é ele que da vazão a eles.
O homem também tem no seu corpo um pecado chamado de feitiçaria, eu até grifei no texto para o leitor se atentar mais, o homem ama o sobrenatural, o esquisito, a fumacinha, ele ama dizer que foi algo sobrenatural que aconteceu, que foi uma ação demoníaca, a feitiçaria esta em sua carne, por isso vemos os homens sempre indo atrás destas coisas.
Desde o começo da historia do homem sobre a terra, podemos observar  que ele sempre desprezou a palavra de Deus e seguia o seu próprio caminho, como fez Caim, inaugurando assim como a bíblia cita o caminho de Caim, o homem sempre buscou a sua maneira de adorar seja lá o que for, sempre buscou um deus que fosse a sua imagem e semelhança, a semelhança de pecado.
Por causa do pecado da feitiçaria que esta em sua carne, o homem sempre criou deuses para adorar, deuses que ele mesmo inventa, desenvolveu rituais pagãos, e sempre se interessou pela magia, isso esta em sua natureza pecaminosa, o homem ama o ocultismo.
Muitas pessoas que vieram do candomblé, da macumba, da magia negra e gostavam dessas praticas místicas, encontram hoje na religião que se diz evangélicas as mesmas praticas, só que agora com o nome de manifestações do “Espírito Santo”.
O homem gosta de sinais, se interessa e busca estas praticas, e tem cometido os maiores absurdos dizendo que vem de Deus.
Somos um povo que gostamos muito de estudar as escrituras, quando nos reunimos não é para fazer shows, dar vazão a alma ou para um social, nos reunimos para estudar as escrituras, nos reunimos por causa do céu, e não praticamos nenhuma das coisas que citei, já praticamos muito quando éramos ignorantes das escrituras, mas a palavra nos libertou.  
E em uma de nossas reuniões onde as escrituras estavam sendo ensinadas, o Pastor Jose Carlos pegou um livro e lendo-o perguntou quem ali de nós já havia dado as mãos e em circulo com outras pessoas ficou orando, ou com as mãos levantadas ficou como que intercedendo, e perguntou muitas outras praticas que confesso pratiquei quando estava na religião, e para nossa surpresa ele estava lendo um ritual de magia negra, as praticas que eles fazem em suas reuniões, e que nós sempre praticamos, porque assim aprendemos como sendo a maneira de buscar a Deus.
Ninguém tem examinado as escrituras, pois se alguém tivesse quando estas praticas começaram a ser introduzidas no meio da igreja de Cristo, teria impedido mostrando biblicamente que estas praticas nem Jesus ou os apóstolos praticaram, ou mandaram que fizéssemos como meio de nos chegarmos ao Senhor, que isto é abominação a Deus.
Temos o total entendimento que estamos vivendo o período da igreja de Laodicéia, a voz do povo, o povo quer o sobrenatural, e se, esses lideres não derem essas abominações, o povo vai embora e o arrecadamento vai cair.  
Partindo do entendimento que estamos vivendo hoje o período da graça, Jesus esta reinando, mas de corpo ausente, sabendo que na cruz Jesus despojou principados e potestades como está escrito:
          Colossenses 2 : 8 ~ 23
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição de homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade;
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas.
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da luz nova, ou dos sábados.
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto ao rudimento do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrina dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntaria, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para satisfação da carne. 
Até quando o homem não vai dar credito às escrituras? Até quando não vai entender o poder da cruz? Até quando vai aprisionar os mais ignorantes para seu bel prazer? Até quando ficará indiferente as almas que estão indo para o inferno, por causa de suas ganâncias? 
Gostaria que você, meu amado leitor, agora sim jogasse fora tudo o que ouviu sobre essas doutrinas de demônios que tem recebido e praticado, e cresse no poder da morte na cruz de Jesus, e acreditasse na escritura que diz que ele despojou os principados e potestades, e que os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo, e que desse credito somente, e ouvisse somente a palavra de Deus, para que a sua fé aumentasse na verdade.
Quero lhes dizer que quando eu ouvi, que aquelas coisas que eu pratiquei vieram de um ritual, sai da igreja em prantos, e durante alguns dias me senti muito mal, pois nunca havia ido a uma igreja, e quando eu achei que havia encontrado a Deus, na verdade me tornei uma feiticeira, com todas as praticas, crenças e misticismo que uma verdadeira feiticeira tem.
Falarei mais sobre esse assunto no próximo artigo.







Por Mara Rubia
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: é proibido o uso de palavras pejorativas e preconceituosas nos comentários. Caso este aviso seja desrespeitado o comentário será excluído automaticamente. Rádio Teologia Avançada! A melhor programação da internet.