Filhas de pais diferentes, com um DNA diferente, a verdade e a mentira tem andado juntas neste mundo como se fossem irmãs, são os dois lados de uma mesma moeda, num lado mostra o seu valor, do outro a outra face.
A verdade, trás solução, enquanto que a mentira trás problemas. A verdade mostra o erro a mentira é o próprio erro, a verdade é aquilo que diz ser, a mentira imita aquilo que queria ser.
A verdade e a mentira usam as mesmas palavras com intenções diferentes, uma desperta e a outra engana, e isso acontece porque é isso que o homem deseja, prefere a mentira que o envaidece do que a verdade que o desagrada.
Na ilustração a seguir veremos o retrato daquilo que nos ilude. Espero que isso possa nos despertar, e nos faça enxergar o que muitas vezes não queremos ver nem ouvir e nem viver.
-Dois amigos viajavam juntos quando encontraram a verdade e a mentira, e com elas seguiram a conversar
A verdade e a mentira são como o Céu e a Terra, que parecendo tocar-se no horizonte, não conseguem caminhar juntas. Então se separaram, e cada uma seguiu conversando com os viajantes separadamente.
Cada um dos viajantes falou de si próprios. Falaram da sua inteligência, das suas qualidades, dos seus sonhos e projetos.
A mentira ouviu e animou o seu companheiro com suas palavras persuasivas, massageou seu ego gabou a sua sabedoria, suas qualidades, falou sobre a grandiosidade dos seus sonhos, o acerto dos seus projetos.
E a verdade, depois de ouvir aquele que a acompanhava buscou as palavras mais doces para não o ofender e com elas procurou mostrar as qualidades e defeitos, os erros e acertos de seus projetos, Limitou os seus sonhos mostrando lhe a realidade.
São estas as diferenças entre a mentira e a verdade: Uma anima a outra desperta, uma dá o peixe, a outra ensina a pescar, uma oferece a glória, a outra ensina a lutar. Uma faz sonhar, a outra ensina a realizar os sonhos.
Assim caminharam; Um ouviu tudo o que queria ouvir, enquanto o outro ouviu aquilo que precisava ouvir.
Enfim, chegaram ao ponto em que se separaram. E os dois amigos despediram-se das duas e voltaram a seguir juntos novamente.
Então, o viajante que conversara com a “Mentira” disse:
- Acabo de conversar com a Verdade, ela me disse coisas maravilhosas.
E o outro, o que conversara exatamente com a “Verdade”, desanimado disse:
- É foste feliz. A mim, a outra só disse Mentiras.
È isso aí meus amados isto é exatamente o que acontece, rejeitam a verdade e desejam a mentira, a mentira oferece o que as pessoas querem.
Mas quando nos damos conta do estrago que a mentira pode causar, apesar de sua beleza, seus encantos e atrativos buscamos desesperadamente a verdade porque é dela que precisamos.
Porque no caminho que temos a seguir, as pernas da verdade avançam, prosseguem, são fortes não se quebram, não voltam atrás, agora, as pernas da mentira são elásticas, vão longe, mas sempre retornam sem sucesso não se sustentam, e sabem por quê? Bom, desde criança temos ouvido que “A MENTIRA, TEM PERNA CURTA”.
Outro dia me perguntaram sobre as mentiras do cotidiano que as vezes nós dizemos....bom, isso falaremos em tempo oportuno.
“JESUS NOS AMA, E O VERDADEIRO AMOR NÃO DÁ AQUILO QUE NÓS QUEREMOS, E SIM AQUILO QUE PRECISAMOS”.
O HOMEM PRECISA DE SALVAÇÃO, AS COISAS QUE NOS DEIXAM INQUIETOS E QUE DEUS SABE QUE NÓS NECESSITAMOS SERÃO ACRESCENTADAS CONFORME MAT 6-31,33 SEM ADULTERARMOS A PALAVRA OU ACEITARMOS MENTIRAS.
Por Marinete Saraiva
Comunidade Evangélica em Vila Nova Cachoeirinha